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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relatório Institucional

FACULDADE


CLOTILDE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL


PORTO VELHO/RO
2011


 NOME


RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL


Relatório de Estágio institucional
 Apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, da Faculdade .....

Prof.ª Me Joelma Sampaio do Nascimento


PORTO VELHO/RO
2013


FACULDADE ......


Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica apresentado à Faculdade ..... do curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.


Nota: _____________ (  ) A = Aprovado (  ) R = Reprovado


__________________________________________
Profº Orientadora
Responsável pela Prática Psicopedagógica

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.. 5
2. DESENVOLVIME NTO.. 6
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.. 6
2.2. REGISTRO E ANÁLISE QUEIXA.. 7
2.3. REGISTRO DESCRITIVO DOS ENCONTROS REALIZADOS.. 8
2.4. ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZGEM (E.O.C.M.E.A.) 12
3. INFORME PSICOPEDAGÓGICO.. 13
5. PARECER PSICOPEDAGÓGICO.. 14
6. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.. 16
7. DEVOLUTIVA À ESCOLA.. 17
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.. 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.. 19
ANEXOS.. 20


INTRODUÇÃO

A instituição escolar, assim como a família tem apresentado algumas queixas com problemas escolares apresentados pelos alunos. Diante disso faz-se necessário investigar os aspectos que possam estar contribuindo para essa problemática a fim de intervir para que nós, enquanto psicopedagogo possa contribuir para um melhor funcionamento institucional.
Portanto, o presente trabalho consiste num relato descritivo da experiência de estagio em uma Escola Estadual da rede Pública do município de Porto Velho, realizado a partir da proposta de ensino do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Fatec/RO.
A relevância deste trabalho oportuniza aos pós-graduandos o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção de um exercício profissional no campo de atuação da Psicopedagogia de cunho institucional.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
            O Estágio Psicopedagógico institucional realizou-se na Escola Estadual de ensino fundamental, localizada na Rua Raimundo Cantuário,  Bairro,  Nova Porto Velho,  nº 3862,  na zona leste da capital,  de Porto Velho, telefone (69)       
A instituição, que funciona em dois turnos (diurno e vespertino),  horário de funcionamento são das 7: 30 hs às 11: 40 hs, 12: 30 às 16: 40 hs, na modalidade de ensino fundamental,  a  instituicão conta hoje com um total de 14 funcionários para atender a demanda de 309 alunos matriculados. A instituicão tem seis salas de aula, por nível de ensino,  duas turmas de 1º ano, três turmas 2º ano, três turmas de 3º ano, duas turmas de 4º ano, duas turmas de 5º ano.  A equipe é composta por duas merendeiras , duas funcionários que atuam na secretaria distribuídos em ambos os períodos, três auxiliares de limpeza, uma prestadora de conta, uma coordenadora de laboratorio de informatica, uma professora readaptada, um coordenador de laboratorio de tele sala,  uma diretora, uma coordenadora, uma secretaria, uma supervisora, uma orientadora, e uma psicologa  com exeção da secretaria e da orientadora os demais componetes da equipe são Pós-graduados,  13 professores todas com graduação em nível superior.
          A instituição atende  bairros próximos à escola e composta por alunos provenientes de famílias de baixa e média  renda,  são filhos de trabalhadores,  domésticas, pedreiros, diaristas, garis, trabalhadores sem qualificação profissional, etc. Uma grande parcela das crianças também participam de programas sociais Federais, como Bolsa Escola, Bolsa Família,  etc. A escola atende ainda alunos Portadores de Necessidades Especiais que estão inclusos nas diferentes turmas do ensino fundamental.
 ESPAÇO FÍSICO DA INSTITUIÇÃO
          A escola tem seis salas de aula, uma  sala de informática,  uma biblioteca, secretaria, sala de Psicologia, sala da direção, sala dos professores, dois banheiros para os funcionários, três banheiros para os alunos, deposito para merenda e para material de limpesa, cozinha, area interna, um patio coberto, contendo seis mesas e bancos compridos, o patio serve de refeitório, na area externa há uma quadra de esporte, um parque infantil,
atrás da escola tem uma Igreja católica que da acesso a escola, e pode ser utilizada quando necessário.
PROGRAMAS E PROJETOS
          Os programas que a escola recebem são os recursos para manutenção, caracterizando assim a forma de aplicação descentralizada dos recursos, PNAE, PROAF, PME e PDDE. A escola possui seus recursos próprios, como festas juninas, folclore, rifas, e a colaboração dos pais. Projetos que a escola desenvolvem  de forma a serem implementados continuamente na comunidade, projeto da efetividade do planejamento, como demostração para  a familia, o quanto é valioso cumprir coletivamente com as atividade com as atividades escolares. Propocionando aos docentes a assistência técnica pedagógica,  promovendo oportunidade de desenvolvimento profissional;  criando condições para que os envolvidos nos processos ensino e aprerndizagem  desenvolva seus trabalhos no clíma prazeroso e organizado, tendo como finalidade principal o sucesso do aluno; Orientar o corpo docente no planejamento das atividades dirigidas aos alunos; Auxiliar o docente na implementação de seus objetivos para que facilitem seus desempenho na atuação em sala de aula;  Promover um acompanhamento pedagógico das atividades; Determinar técnicas e recursos bobliograficos para que o professor possa dinamizar suas estrategias; Apresentar técnicas afim de que o professor melhore as explanação de suas aulas; Sugerir e determinar coletivamente instrumentais que auxiliem na avaliação do desempmho docente; Reunir periodicamente o corpo dicente para debater aspectos relacionados a melhoria do ensino e aprendizagem no decorrer do ano letivo; O projeto de reforço escolar tem objetivo para minimizar  e se possível evitar a  repetencia e evasão escolar enriquecendo dessa forma de trabalho docente e melhorando  qualidade de ensino e aprendizagem oferecida nesta unidade escolar. Plano de ação da supervisão Escolar do ano básico 2010/2012, objetivo geral proporcionar condições para o desenvolvimento das atividades técnicas pedagógicas especifico da supervisão escolar subsidiando diretamente as atibidades desenvolvidas pelo corpo docente.
METODOLOGIA
Projetos "Sistema da avaliação continua"
Projetos "Quem sou eu"
Projetos "Educação Inclusiva unido no respeito as diferenças"
              "Semana da cidadania amília e escola"
              "Semana da Patria - Patriotismo cidadania"
PREMIOS
         A escola recebeu premio, Construindo a Nação- Instituindo Cidadania/ Sesi- 2010/2012.
Semana do Trânsito, jogos internos Bom Jesus, parcerias firmadas que a escola possui Semas.
Batalhão da Policia Militar - Meio Ambiental
Casa do Scients, IES- FATEC.
Empresa grafica família dos alunos e a APP da Escola Bom Jesus.                            
CARACTERÍSTICA DA CLÍENTELA
           A clientela atendida nesta instituicão é de classe baixa e média,  desenvolve sua cultura participando de eventos na comunidade e na escola , 61,53% tem ensino médio, 23,10% tem ensino fundamental, 9,23% tem grau superior, 4,61% não tem escolaridade e 1,53% não especificou, verificamos que 67,70% das família possui renda igual a um salário minimo 66,15% das família possui residencia própria, 52,20% mora de aluguel e 1,55% em outras condicões. Clientela da escola, a naturalidade dos alunos é predominante do Estado de Rondônia. A escola estabelece relacões com a comunidade através de palestra, reuniões de pais e eventos.
                                                                                                                         
2.2. REGISTRO E ANÁLISE QUEIXA
Após uma análise e reflexão dos dados coletados durante a entrevista no início da nossa apresentação com os integrantes  da instituição (diretora, coordenadora, professores ), observamos uma Queixa entre as mesma, a dificuldade de leitura com alguns alunos, o pouco comprometimento da família no processo ensino aprendizagem dos mesmos.

2.3. REGISTRO DESCRITIVO DOS ENCONTROS REALIZADOS
Data dezesseis de outubro de dois mil e doze
Inicialmente apresentamos e esclarecemos o nosso trabalho de estágio em psicopedagogia  institucional, a coordenação e direção da escola nos receberam  muito bem, oferecendo apoio  em nosso estágio psicopedagógico,  embora notassem que a direção e a coordenação se mostravam bastante preocupada em serem avaliados.

Data dezoito de outubro de dois mil e doze
Para dar continuidade ao nosso trabalho, com a participação da direção/coordenação que nos entregou o livro do projeto político pedagógico para  nos  fazermos uma análise, e tirar dele o que precisarce-mos para nosso relatório,  e nos  falou que no momento  as  salas de aula estávam com outros estágiarios e nos cedeu a biblioteca para da continuidade no estágio,  então trabalhamos na confecção de instrumentais necessário para nosso trabalho, na hora do recreio observamos os alunos nas brincadeiras, nas conversações, e a participação de alguns professore com os alunos.  

Data,vinte e três de outubro de dois mil e doze
Aplicação do questionário para a diretora e coordenadora.
Foi entregue um questionário à coordenação para que os mesmos respondessem em casa e nos entregassem na próxima visita à escola. O questionário foi apresentado no horário do intervalo das aulas para que todos da equipe pudessem participar. Todos se mostraram interessados em responder o mesmo.

Data, vinte e cinco de dois mil e doze
Visita a algumas salas de aula 
Em visita a sala de aula do 3º ano, percebemos que os alunos são alegres e espontâneos uns com outros, falam o que pensam não tem medo de serem reprimidos e se relacionam muito bem entre si e com a professora.  A sala de aula é ampla,  é decorada com  vários cartazes com o alfabeto e diversos textos.
Com base em nossa observação podemos citar Piletti (1996, p161) onde diz que certas qualidades do professor como, paciência, dedicação, vontade de ajudar e atitude democrática, facilitam a aprendizagem. Ao contrário do autoritarismo e a inimizade podem levar o aluno a desinteressar-se e não aprender.  

Data, primeiro de novembro de dois mil e doze
 Após uma análise do livro Projeto Plítico Pedagógico  identificamos que: é um documento de duzentas páginas, contendo: Introdução; Histórico da escola; Dados de identificação; Apresentação; Caracterização da escola, da clientela e da comunidade que esta inserida; Perfil do corpo docente e técnico – administrativo; Gestão escolar e comunidade escolar; Estrutura curricular, funcionamento e regimento escolar; Organização e escrituração da vida escolar; Organização e utilização do espaço físico; Princípios norteadores; Fundamentos teóricos; Orientações pedagógicas para políticas específicas; A diversidade na escola; Educação especial;  objetivas e metas da escola; Objetivos gerais do ensino fundamental; Objetivos gerais dos anos iniciais; Objetivos por áreas de conhecimento; Metodologia de ensino; Avaliação da aprendizagem; Recursos da escola, Projetos, Ações educativas a serem desenvolvidas para a família e para a comunidade; Avaliação institucional; Avaliação; Acompanhamento e controle da proposta pedagógica.
A escola deve ser mediadora entre o aluno e o aluno da cultura, cumprindo esse papel pelo processo de transmissão/assimilação crítica dos conhecimentos. A difusão de conhecimentos é o papel principal da escola.  A escola deve ser valorizada como instrumento que é para a apropriação do saber. A instituição escolar, portanto deve proporcionar aos  seus alunos  a ampliação das ampliações das oportunidades educacionais, a difusão dos conhecimentos e a reelaborarão crítica desconhecimentos.
O ensino deve ser visto como transmissão intencional e sistemática de conteúdos culturais e, a partir do entendimento de cultura como expressão das contradições e lutas concretas da sociedade.
O conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação com o meio natural, social ou cultural e o sujeito.
O professor é o elemento do processo a quem cabe o papel de organizador da ação pedagógica que visa à produção  do conhecimento entendido como o estabelecimento da relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido; é o mediador e deve prover as condições em que os alunos e professores possam colaborar para progredir as trocas necessárias para o aprendizado. O esforço do professor em orientar e abrir novas perspectivas para seus alunos implica no envolvimento com o estilo de vida das crianças, tendo consciência dos contrastes entre seus alunos.
O professor deve disciplinar os métodos de estudos, e propor modelos e conteúdos compatíveis com experiências vividas por seus alunos.
O aluno é um ser educável, sujeito ativo do próprio conhecimento, que deixa de ser um mero receptor de conhecimentos objetivos, transmitidos por alguém, para participar ativamente do processo de aprendizagem proposto e desta forma um agente transformador da sociedade.
A Escola Estadual de Ensino Gundamental   Bom Jesus  visa proporcionar à sua comunidade educativa uma vivência baseada em valores sociais tais como verdade, sensibilidade, autonomia, competência, socialização e respeito.

Data, seis de novembro de dois mil e doze
 Convite para uma palestra
A orientadora da escola nos convidou para asistir uma palestra,  para os aluno da escola sobre o Bullying em seguida teve um debate com a participação dos alunos que interagiram e participaram com muito entusiasmo. participantes, o que não prejudicou o objetivo esperado, que era observar o perfil do grupo, sem deixar transparecer essa observação e quebrar a resistência que há entre professores e estagiários.

Data....
Devolutiva a Escola....

2.4. ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZGEM (E.O.C.M.E.A.)

O diagnóstico institucional tem como primeiro instrumento de pesquisa a E.O.C.M.E. A – Entrevista Operativa Centrada no Modelo de Ensino Aprendizagem ou E.O.C. A – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – (VISCA, 1987 aput BARBOSA, 2001), que possibilita uma aproximação com objeto de estudo, bem como identificar os sintomas e formular as hipóteses sobre as causas que coexistem com os mesmos; Entrevista com a diretor (a), coordenador (a); Observação e análise do sintoma através da temática, da dinâmica e da produção do sujeito e do grupo.
Dentre as atividades desenvolvidas durante a realização do estágio citamos a entrevista com os diferentes integrantes da instituição, a avaliação das características físicas e burocráticas da escola (regimento interno, ficha de alunos, currículo escolar); observação em sala de aula e recreio; entrevistas com alunos; aplicação de questionário aos discentes e aplicação de uma dinâmica de grupo com os mesmos.
Com base nas análises dos materiais/métodos aplicados através da aplicação da E.O.C.A., levantamos o nosso primeiro sistema de hipóteses que será detalhado a seguir, no informe psicopedagógico. Para isso fizemos um entrelaçamento dos materiais coletados para análise e as queixas apresentada pela instituição: difculdade de leirura  dos alunos, a falta de motivação  e o pouco comprometimento da família no processo ensino/aprendizagem dos mesmos.

3. INFORME PSICOPEDAGÓGICO

À  Escola Estadual de Ensino Fundamental Bom Jesus,  Localizada a Rua, Raimundo Cantuário,  nº 380,  em  Porto Velho, RO.
 A queixa apresentada pela instituição refere-se à dificuldade de leitura, e o pouco comprometimento da família no processo ensino/aprendizagem dos mesmos.
Para a realização do diagnóstico institucional foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa:
->Entrevista com alunos, professores, diretora, coordenação e demais funcionários.
>Observação dos alunos em sala de aula e recreio.
>Observação do convívio entre os funcionários e dos funcionários com os alunos.
>Análise do espaço físico da instituição.
>Análise do Projeto Político Pedagógico.
>Levantamento do perfil dos alunos e de suas famílias.
>Aplicação de questionário ao corpo docente da escola.
>Realização de dinâmica de grupo.
>Roda de conversação.
Através desses instrumentos de pesquisa foi possível levantar as seguintes hipóteses diagnósticas:
Grande parte das crianças que freqüentam a referida escola é proveniente de famílias de classe  baixa e média,  a  renda famíliar é iguau a um salário  mínimo.  
Deste modo, para a solução deste problema há a necessidade da união/interação entre professores (instituição), alunos e familiares para que juntos encontrem o melhor caminho para a solução de problema e assim consigam desempenhar com êxito suas funções.
Diante da problemática, sugerimos algumas atividades para serem desenvolvias:
Reuniões e palestras ao corpo docente da instituição, buscando embasamento teórico. ouvindo críticas e sugestões para a melhoria desse processo e conscientizando-os da importância da família no sucesso escolar dos educando.
Promover palestras educativas sobre temas diversos (drogas, saúde, família, etc.) envolvendo diversos segmentos da sociedade (policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogos, etc.), muitos deles são lotados nas Secretarias de Educação e Saúde do Município.
Organizar momentos de lazer e descontração na escola para pais, alunos e funcionários da instituição, na forma de gincanas, concursos, jogos, etc.
Os procedimentos sugeridos deverão ser executados pelo corpo docente da instituição escolar. Contudo, a equipe Psicopedagógica responsável por esta coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos

5. PARECER PSICOPEDAGÓGICO   
Com a elaboração do diagnóstico psicopedagógico institucional realizado na Escola Estadual   de Ensino Fundamental Bom Jesus,  constatamos que não podemos relacionar o problema simplesmente com o aluno, pois, a aprendizagem não é um processo individual, ou seja, não depende só do esforço de quem aprende, mas sim de um processo coletivo.
É o que ainda nos mostra Fernández (2001) a importância da família, que por sua vez, também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinastes e os mesmos determinam algumas modalidades de aprendizagem dos filhos.
Esta consideração também nos remete a relação professor-aluno, para essa mesma autora, “quando aprendemos, aprendemos com alguém, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar”. É no campo das relações que se estabelecem entre professor e o aluno que se criam às condições para o aprendizado, seja quais forem os objetos de conhecimentos trabalhados.

 Não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. (FREIRE, 1993).

Essa necessidade da existência de quem ensina e de quem aprende é fator importantíssimo no processo educacional, pois é através dessa consciência que ambos, educador e aluno constroem vínculos indispensáveis para a aprendizagem. É inegável que o processo ensino-aprendizagem é um processo construído sócio internacionalmente, entre ensinante-aprendente-meio, a fim de que todos os componentes possam desfrutar do processo cognitivo, que é o processo de aprendizagem.

A interação entre o mestre e o estudante é essencial para a aprendizagem, e o mestre consegue essa sintonia, levando em consideração o conhecimento das crianças, fruto de seu meio. (FREINET, 2002)

A participação efetiva dos pais no processo de aprendizagem facilita a prática pedagógica dos professores. Isso evidencia a responsabilidade que a escola tem em incentivar e apoiar sem articulação família-escola. As duas instituições são responsáveis pela inserção do sujeito no contexto social, devendo torná-lo capaz de alcançar o conhecimento com autonomia e acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas.
A família, especialmente os pais, ocupa um importante papel na mudança do comportamento de seus filhos. Ela intervém no desenvolvimento humano do
indivíduo, na relação com o meio natural e social. O ideal é que se desenvolva um trabalho envolvendo a escola e família, numa relação recíproca, pois as influências dos dois meios são importantes para a formação de sujeitos.

6. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
A intervenção psicopedagógica representa um recurso importante, pois permite a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito, prevenindo assim possíveis dificuldades. Além disso, possibilita o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos escolares de forma lúdica e significativa.
Diante do resultado contido no Informe Psicopedagógico, se faz necessário uma reflexão a respeito dos problemas enfrentados pela instituição e uma análise para elaboramos uma proposta de intervenção que vise contribuir com o bom funcionamento da instituição.
A proposta de intervenção Psicopedagógica tem como objetivo promover junto a Instituição Escolar a transformação da realidade existente na realidade desejada. Para tanto, visa-se o despertar da necessidade de mudanças no sentido de fortalecer a educação com o desenvolvimento de um espírito crítico e participativo. Para que isso se efetive vamos propor aos docentes e demais funcionários momentos de reflexão acerca de suas possibilidades e limites. Sendo assim, o objetivo primordial concentra-se no desenvolvimento do educando e na efetivação da integração escola-família- comunidade.
Diante da queixa apresentada pela instituição referente à dificuldade de leitura  por parte dos discentes e o pouco envolvimento da família no processo educacional de seus membros elaboramos uma proposta de intervenção objetivando assim a contribuir com o bom funcionamento da instituição.
Para tratar destas questões aqui expostas, propomos alguns trabalhos de intervenção psicopedagógica.
1. Trabalhar com projetos, voltado ao apoio à dinamização das atividades de leitura no espaço escolar,   objetivando assim o fortalecimento da prática pedagógica dos professores, estimulando os alunos no processo de ensino-aprendizagem; reforçando a aprendizagem da oralidade, leitura e escrita e estabelecendo vínculos e estreitar laços afetivos;
2. Realizar oficinas pedagógicas onde serão feitos jogos pedagógicos com materiais de reciclagem;
3. Estabelecer um dia no mês (pode ser nas aulas de artes ou educação física) para a realização de gincanas com jogos pedagógicos.
4. Solicitar projetos pedagógicos junto aos acadêmico-estagiários de diferentes cursos junto as faculdades da cidade para que os mesmos realizem oficinas, projetos, palestras, etc. auxiliando assim a instituição escolar.
5. Solicitar junto às secretarias do município profissionais como médicos, dentistas, psicólogos, etc. para ministrarem palestras sobre diversos temas, de acordo com a necessidade dos alunos e da instituição.
4. Promover o fortalecimento do vínculo com a família e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola através de reuniões e palestras.
5. Organizar, em parceria com os alunos, as atividades curriculares  visando o despertar do interesse pelo convívio e aprendizado educacional, levando em consideração a realidade e o contexto social onde a criança encontra-se inserida.

7. DEVOLUTIVA À ESCOLA 
Após a análise dos estudos e materiais por nós coletados, foi dada a devolutiva à direção e coordenação da instituição, onde foram prestados esclarecimentos a respeito das atividades a serem por eles desenvolvidas para o alcance da superação da dificuldade por eles relatada: Indisciplina dos alunos, a falta de motivação e de interesse pelas aulas e conteúdos ministrados e o pouco comprometimento da família no processo ensino/aprendizagem.
      
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Psicopedagogo é um profissional capacitado para atuar em diversas áreas, de forma preventiva e terapêutica, a fim de compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias objetivando intervir na problemática que esteja atravancando o processo de ensino aprendizagem do indivíduo.
O presente trabalho colaborou para o nosso aprendizado a cerca da prática da psicopedagoga institucional. Portanto a realização deste trabalho nos forneceu uma base para perceber o funcionamento global da instituição e assim interferir de modo a auxiliar a união dos diferentes grupos que dela fazem parte oportunizando a realização de um trabalho mais eficaz.
Diante disso, percebe-se que essa participação dos pais é um grande desafio para aqueles que estão envolvidos com o processo educativo de crianças, adolescentes e jovens.   É preciso que a escola e a família busquem cada vez mais uma relação de parceria com compromisso, a fim de superar as dificuldades existentes nessa relação.  Assim, pensamos que na relação família/escola devem-se criar possibilidades para uma relação dialógica, crítica e libertadora a fim de se fazer mais visível a participação dos pais no espaço escolar.
O educador enquanto mediador do processo ensino-aprendizagem, bem como protagonista na resolução e estudo das dificuldades de aprendizagem deve obter orientações específicas para que desenvolva um trabalho consciente e que promova o sucesso de todos os envolvidos no processo


REFERÊNCIAS  
-COLOCAR

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